NetGrana.com.br
NetGrana.com.br
   

CAC - Custo de Aquisição por Cliente

É um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. Esse indicador é determinante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que o negócio futuramente vai ganhar. Normalmente é calculado somando todo o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um período.

Canais - Comunicação Internet

São os locais pelos quais uma marca se comunica com seu público, como redes sociais, e-mail, blogs, banners em sites parceiros, etc. Os canais de comunicação podem ser o grande diferencial para o sucesso de uma empresa/site, aumentando as possibilidades de atrair e captar leads e gerar novos negócios.

Canonical Tag

Quando mais de uma página possui o mesmo conteúdo, o algoritmo dos motores de busca divide a importância das duas, diminuindo as probabilidades de um bom ranqueamento. Porém, usando a canonical tag é possível transferir a autoridade de uma página para outra.

Case

Em Marketing digital seria um relato de uma experiência bem ou mal sucedida. Normalmente atribuisse a casos de sucesso. Podemos então ver algumas vezes na internet; "Cases de sucesso", seria um relato sobre alguma experiência de sucesso. Geralmente usada para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.

Cauda longa

Conceito que explica a estratégia das empresas de focar em nichos em vez da massa, por meio de um gráfico em curva. Vários produtos com baixa demanda, se analisados em conjunto, podem superar a fatia de mercado dos poucos itens mais vendidos. No marketing digital, isso significa que públicos específicos e menos concorridos podem ser uma boa oportunidade.

Ciclo de venda

Pode ser entendido como a história completa do produto através de suas fases de vendas. É o tempo necessário para uma conversão (fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto.

CMO - Chief Marketing Officer

CMO significa diretor de marketing da empresa. Este é um dos cargos mais estratégicos e importantes das organizações, pois o departamento de Marketing é o responsável por planejar e aplicar todas as ações visando atrair e reter os clientes e aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem isso, as empresas dificilmente conseguem se tornar conhecidas e competir com seus concorrentes em seu disputado mercado.

CMS - Content Management System

É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos – o WordPress é um ótimo exemplo de CMS. É um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma simples permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, prover documentação, empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir imagens, áudios, vídeos, documentos e conteúdo Web. Podemos dizer que um CMS é semelhante a um framework (um quadro de referência) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresasespecializadas para manutenções de rotina. O principal intuito de uma empresa optar pelo uso de um CMS é tornar mais ágil o processo de atualização de ambientes web, permitindo que colaboradores da empresa atualizem diretamente suas respectivas áreas de responsabilidade em sites internet e intranet. Ampliando esta experiência na busca pela agilidade nas atualizações, sistemas CMS de qualidade não devem requerer habilidades além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto. Sistemas CMS de qualidade devem permitir ainda a alteração da aparência de um website por meio da utilização de temas. Estes temas são pacotes que contemplam imagens e estilos de fonte que podem ser facilmente mudados, duplicados e alterados conforme a necessidade de cada website. Altera-se a aparência de um site meramente com a alteração do tema utilizado pelo site.

Co-marketing - Shared Marketing

Se refere à cooperação entre duas empresas com interesses comuns. Geralmente, ambas possuem uma audiência similar, mas não são concorrentes diretos. É muito comum vermos, por exemplo, parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos, e é por isso que dizemos que a tática já existe há bastante tempo. No entanto, no meio digital ela assume diferentes formas. Podem ser feitos posts, infográficos, eBooks e muitas outras coisas em conjunto.

Cold Mail

São emails enviados para potenciais clientes sem nenhum contato prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato. A peculiaridade destes métodos é que têm baixíssima taxa de conversão mas, quando convertem, são um processo mais rápido e direto.

Conversão para Marketing Digital

A conversão é uma quantidade X de pessoas, usuário ou clientes, que executaram a ação que planejei para o meu projeto. Sempre que alguém cumpre o objetivo principal de uma página, seja por baixar um material, pedir um orçamento ou se registrar para um teste gratuito, ocorre então uma conversão. 

Cookies

Arquivos inseridos no navegador de um usuário sempre que visita um site. Nele é possível armazenar informações como idioma, país e IP, facilitando identificações futuras no mesmo site.

CRM - Customer Relationship Management

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um software que gerencia a relação com o cliente visando sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

CRO - Conversion Rate Optimization

Significa otimização da taxa de conversão é um processo que busca aperfeiçoar a taxa de conversão de uma estratégia (pode ser um site ou uma rede social) para converter mais visitantes ou seguidores em clientes.

CSS - Cascading Style Sheets

CSS é uma linguagem de folha de estilos, que tem o papel de tornar uma página apresentável na web, relacionada diretamente com o design e aparência. Ou seja, o CSS é uma camada que se usa para controlar o estilo da sua página da web. Para entender o que é CSS pense  na decoração da sua página. Utilizando o CSS é possível alterar a cor do texto e do fundo, fonte, espaçamento entre parágrafos, criar tabelas, usar variações de layouts, ajustar imagens para suas respectivas telas e assim por diante. Podemos dizer que toda a parte visual da sua página será definida com o CSS. O CSS ilustra como os elementos em HTML de um site devem ser apresentados nas telas. De uma forma direta, é o CSS que determina o visual do seu site. Ele nada mais é que um arquivo com instruções de como o site deve exibir graficamente o seu conteúdo. Desde o tamanho da fonte até a imagem de fundo, tudo pode ser alterado com o CSS. Por que cascata? O termo dá-se por causa do método de utilização. É possível usar vários documentos CSS a fim de de se compor o visual da página, cada um com uma regra diferente.

CTA - Call-to-Action

Significa chamada para uma ação. Seriam links ou funções de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação. um convite para os visitantes de uma página tomarem o próximo passo depois de interagir com algum conteúdo. O CTA deve ser a última coisa que a pessoa vê antes de tomar a ação, por isso, ele precisa ser irresistível ao convencer a pessoa de que a oferta ou promoção em casos de vendas de produtos ou serviços em questão valem a pena.

CTR - Click Through Rate

CTR é a abreviação para Taxa de Cliques. Essa métrica é geralmente associada a anúncios veiculados no ambiente digital. Ela é calculada dividindo o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões).

NetGrana.com.br