NetGrana.com.br
NetGrana.com.br
   

Advertiser

O anunciante de um produto ou serviço.

Advertising

Propaganda.

Afiliado (Internet)

Um Afiliado é alguém que participa de um algum programa de afiliação com o intuito de receber comissões pela indicação de produtos ou serviços de outras pessoas, seja um produto digital ou mesmo físico.
Na internet temos plataformas (sites) que gerenciam e administram os produtos ou serviços oferecidos,  e os usuários que desejam divulgá-los. Ou seja, o site tem o controle total sobre quem oferece e quem promove. Este controle é feito pelos links que são gerados  exclusivamente para cada afiliado cadastrado. Todas as vezes que alguém chega até um produto ou serviço através do link do afiliado e efetua a compra deste, o afiliado é recompensado com uma porcentagem. Para ser um afiliado, você basicamente precisa se cadastrar em alguma dessas plataforma de afiliação. Podemos citar algumas como; UOLHOST, HOTMART, MONETIZE...
Os programas de afiliação permitem que o afiliado escolha quais produtos ele quer promover, os mais diversos nichos que ele possa ter interesse. Existem produtos sobre muitos temas diferentes como cursos , treinamentos, negócios, softwares, literatura, culinária, apostilas para concursos públicos, dentre muitos outros.

After Sales

Refere-se ao Pós-venda. Todo o processo de acompanhamento e suporte ao cliente após a compra.

Aida - Processo de relacionamento

Por ser uma sigla, cada letra do termo "AIDA" representa uma palavra que, por sua vez, simboliza cada etapa do caminho que o consumidor realiza. Sendo assim, as empresas que adotam o modelo AIDA percorrem todo esse trajeto para acompanhar o consumidor: O primeiro passo é conseguir a Atenção (A) das pessoas, o segundo é gerar Interesse (I) nelas, o terceiro é transformar esse interesse em Desejo (D) e o quarto passo diz respeito à compra, ou seja, a Ação em si (A). Hoje em dia, o modelo AIDA vem sendo empregado, sobretudo, no desenvolvimento de e-mail marketing e landing pages. No entanto, o AIDA não só pode como deve ser adotado em diferentes áreas e situações.

Alcance

Se refere ao número de pessoas que visualizaram um post ou campanha que você veiculou. Pode ajudar a mensurar o investimento em uma propaganda ou camapanha.

Alcance orgânico

Se refere ao número de pessoas que visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento pago para isso. Um anúncio gratuíto em parceria ou não.

Alcance pago

Se refere ao número de pessoas que visualizaram um conteúdo porque houve um investimento pago para isso. Seria o resultado de um investimento numa publicidade.

Algoritimos do Google

São constantemente atualizados, apresentando cada vez mais melhorias na indexação de páginas e nos resultados de busca. Hummingbird: interpreta sinônimos, contexto, localização e pesquisas prévias para ranquear uma página; Panda: analisa a qualidade dos conteúdos e penaliza aqueles criados apenas para “abocanhar” resultados de pesquisa; Penguin: leva em conta especialmente a qualidade do link building, inibindo práticas de black hat.

Algoritmo - Sites

É uma sequência de instruções para que um computador possa realizar alguma função. É como uma receita de bolo para que a máquina possa fazer algo por nós. O Google usa um algoritmo para determinar os resultados de buscas na internet e outro para trabalhar com anúncios no Google AdWords. Já o Facebook possui um para o feed de notícias dos seus usuários

Alinhamento Marketing-Vendas

É um termo usado no funil de vendas que representa a união entre os departamentos de marketing e vendas no instante em que a equipe de marketing passa oportunidades de vendas para a equipe de vendas. Para que esse processo funcione, é preciso definir quais são as responsabilidades e entregas de cada equipe, assim como estabelecer feedbacks constantes para otimizações.

Alt Text - Alternative Text

Texto usado para nomear ou descrever uma imagem na internet. Motores de busca são incapazes de entenderem imagens, por isso, quando preenchido esse campo, eles conseguem entendê-las e relacioná-las ao conteúdo. É muito importante preencher esse campo para ranquear bem.

API - Application Programming Interface

API ou interface de programação de aplicativos, em português) consiste num conjunto de código que permite que um aplicativo utilize funções ou sistemas de outro software. O Facebook, por exemplo, oferece uma API que permite integrar os dados da rede social com a sua estratégia de marketing digital, permitindo a criação de anúncios mais dinâmicos com o seu público. O Google também oferece um recurso semelhante.

Automação de marketing

Automação de marketing é a ação de otimizar o seu marketing digital utilizando ferramentas que automatizem todos os processos da estratégia, como a geração e nutrição de leads, envios de e-mail marketing e campanhas em redes sociais.

Autorresponder

Autoresponder é todo o email disparado automaticamente depois de alguma interação realizada pelo contato ou por regra definida através de mecanismos para automação de marketing. O exemplo mais comum e usado é sem dúvida o email de boas-vindas, disparado após inscrições numa newsletter ou após a adesão a algum serviço. O autoresponder é importante para as empresas que procuram expandir seu funil de vendas e gerar novos leads, pois auxilia a prover um atendimento ágil, que melhora muito a reputação de uma empresa frente a seus clientes e prospects, sem que seja necessário dispor de uma grande estrutura para isso.

B2B - Business to Business

Empresa para Empresa. Termo utilizado para definir empresas que atuam na venda de produtos e serviços apenas para outras empresas.

B2C - Business to Consumer

Empresa para Cliente. Como a tradução já dá a dica, são empresas que vendem diretamente para o cliente.

Backlink - Inbound Link

Um backlink é um link posicionado estratégica ou organicamente que aponta para uma página de destino. Também conhecidos como links de entrada e inbound links, são as links recebidos por um site ou página da web. Um backlink é qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) para outra fonte na web. Os Backlinks podem identificar o valor do seu site. Por exemplo, um site bom com, com Page rank alto, acima de 4, se ele linkar para seu site, pode-se mostrar que o seu site também é um bom site. Grosseiramente falando, seria como um empresário bem sucedido e conhecido indicando seus serviços.

Backup

O significado é cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

Banner - Internet

Os Banners são os formatos publicitários mais comuns na internet. Geralmente são imagens que têm como objetivo atrair potenciais consumidores a um site específico através de um link. São os tradicionais anúncios em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações.

Black hat SEO

Existem duas vertentes da Otimização de Sites (Search Engine Optimization). Uma é chamada de White Hat SEO (chapéus brancos) e a outra de Black Hat SEO (chapéus pretos). Não é difícil de adivinhar que uma segue as diretrizes do Google e demais buscadores, enquanto a outra procura brechas nos algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado (SERP) ao utilizar técnicas "sujas".
Black Hat é um termo utilizado na informática para se referir as pessoas ou técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. O Google procura sempre oferecer aos usuários o resultado mais relevante à busca por ele efetuada. Os sites relevantes aparecem mais bem posicionados. Estima-se que o Google utilize em torno de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave. No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto.

Blog

Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. É possível ter um site inteiro no formato de blog ou incluir uma sessão de blog em um site institucional ou dentro de um e-commerce, por exemplo.

Blogosfera

É o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. 

Blogueiro

É o nome dado a quem publica num blog conteúdos específicos ou variados. Blogger é o termo em inglês com o mesmo significado. Blogueiro ou blogueira são palavras que surgiram juntamente com a criação do conceito de blog (site em forma de diário online onde são apresentados artigos em textos, imagens ou vídeos que retratam um tema escolhido pelo autor). Saiba mais sobre o significado de blog. Blogueiros não são apenas profissionais ligados à escrita. Qualquer pessoa que crie um blog e publique informações regulares sobre qualquer tema, é considerado um blogueiro.

Boom

Refere-se ao momento ou período onde a procura ou o interesse por algo dispara vertiginosamente. São aquelas "febres" que acontecem de vez em quando.

Bounce Rate

É a taxa de usuários que entram em suas páginas e saem rapidamente, sem interagir e navegar. Baixas taxas de bounce rate são um sinal para o buscador que seu conteúdo é de qualidade

Brainstorming

Significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade. O brainstorming é uma dinâmica de grupoque é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

Branding - Brand management

Está relacionado à gestão de uma marca, ou seja, à percepção do consumidor diante da interação com produtos, serviços e canais de comunicação de um negócio. Você já reparou como algumas empresas têm seu nome forte no mercado, são facilmente reconhecidas e sempre citadas quando o assunto são os produtos que elas comercializam ou serviços que prestam? Isso não acontece por acaso. Um trabalho bem feito de gestão de marca, conhecido como branding, certamente faz parte da estratégia desses negócios, gerando no médio a longo prazo resultados mais positivos.

Break-even-point

Ponto máximo até onde um serviço pode ser mantido sem que dê prejuízo. É a margem em que, durante situações emergenciais ou anormalidades, é possível trabalhar sem lucros e também sem perdas.

Briefing

Briefing se refere ao conjunto de informações e dados coletados para o desenvolvimento de um trabalho, sendo integrante do processo de planejamento.

Browser - Navegador

É um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o usuário. Assim, o browser permite que o utilizador encontre o que procura na internet. Ele é o responsável pela comunicação com os servidores, e é ele que processa os dados recebidos pelos servidores da Internet e disponibiliza as respostas.

Budget

Orçamento ou verba destinado ou alocado para alguma tarefa ou serviço.

Buzz marketing

Buzz marketing é um tipo especifico de trabalho demarketing que visa a disseminação de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores. trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem.

CAC - Custo de Aquisição por Cliente

É um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. Esse indicador é determinante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que o negócio futuramente vai ganhar. Normalmente é calculado somando todo o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um período.

Canais - Comunicação Internet

São os locais pelos quais uma marca se comunica com seu público, como redes sociais, e-mail, blogs, banners em sites parceiros, etc. Os canais de comunicação podem ser o grande diferencial para o sucesso de uma empresa/site, aumentando as possibilidades de atrair e captar leads e gerar novos negócios.

Canonical Tag

Quando mais de uma página possui o mesmo conteúdo, o algoritmo dos motores de busca divide a importância das duas, diminuindo as probabilidades de um bom ranqueamento. Porém, usando a canonical tag é possível transferir a autoridade de uma página para outra.

Case

Em Marketing digital seria um relato de uma experiência bem ou mal sucedida. Normalmente atribuisse a casos de sucesso. Podemos então ver algumas vezes na internet; "Cases de sucesso", seria um relato sobre alguma experiência de sucesso. Geralmente usada para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.

Cauda longa

Conceito que explica a estratégia das empresas de focar em nichos em vez da massa, por meio de um gráfico em curva. Vários produtos com baixa demanda, se analisados em conjunto, podem superar a fatia de mercado dos poucos itens mais vendidos. No marketing digital, isso significa que públicos específicos e menos concorridos podem ser uma boa oportunidade.

Ciclo de venda

Pode ser entendido como a história completa do produto através de suas fases de vendas. É o tempo necessário para uma conversão (fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto.

CMO - Chief Marketing Officer

CMO significa diretor de marketing da empresa. Este é um dos cargos mais estratégicos e importantes das organizações, pois o departamento de Marketing é o responsável por planejar e aplicar todas as ações visando atrair e reter os clientes e aumentar a fatia de mercado das empresas. Sem isso, as empresas dificilmente conseguem se tornar conhecidas e competir com seus concorrentes em seu disputado mercado.

CMS - Content Management System

É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos – o WordPress é um ótimo exemplo de CMS. É um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma simples permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, prover documentação, empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir imagens, áudios, vídeos, documentos e conteúdo Web. Podemos dizer que um CMS é semelhante a um framework (um quadro de referência) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresasespecializadas para manutenções de rotina. O principal intuito de uma empresa optar pelo uso de um CMS é tornar mais ágil o processo de atualização de ambientes web, permitindo que colaboradores da empresa atualizem diretamente suas respectivas áreas de responsabilidade em sites internet e intranet. Ampliando esta experiência na busca pela agilidade nas atualizações, sistemas CMS de qualidade não devem requerer habilidades além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto. Sistemas CMS de qualidade devem permitir ainda a alteração da aparência de um website por meio da utilização de temas. Estes temas são pacotes que contemplam imagens e estilos de fonte que podem ser facilmente mudados, duplicados e alterados conforme a necessidade de cada website. Altera-se a aparência de um site meramente com a alteração do tema utilizado pelo site.

Co-marketing - Shared Marketing

Se refere à cooperação entre duas empresas com interesses comuns. Geralmente, ambas possuem uma audiência similar, mas não são concorrentes diretos. É muito comum vermos, por exemplo, parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos, e é por isso que dizemos que a tática já existe há bastante tempo. No entanto, no meio digital ela assume diferentes formas. Podem ser feitos posts, infográficos, eBooks e muitas outras coisas em conjunto.

Cold Mail

São emails enviados para potenciais clientes sem nenhum contato prévio. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato. A peculiaridade destes métodos é que têm baixíssima taxa de conversão mas, quando convertem, são um processo mais rápido e direto.

Conversão para Marketing Digital

A conversão é uma quantidade X de pessoas, usuário ou clientes, que executaram a ação que planejei para o meu projeto. Sempre que alguém cumpre o objetivo principal de uma página, seja por baixar um material, pedir um orçamento ou se registrar para um teste gratuito, ocorre então uma conversão. 

Cookies

Arquivos inseridos no navegador de um usuário sempre que visita um site. Nele é possível armazenar informações como idioma, país e IP, facilitando identificações futuras no mesmo site.

CRM - Customer Relationship Management

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um software que gerencia a relação com o cliente visando sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

CRO - Conversion Rate Optimization

Significa otimização da taxa de conversão é um processo que busca aperfeiçoar a taxa de conversão de uma estratégia (pode ser um site ou uma rede social) para converter mais visitantes ou seguidores em clientes.

CSS - Cascading Style Sheets

CSS é uma linguagem de folha de estilos, que tem o papel de tornar uma página apresentável na web, relacionada diretamente com o design e aparência. Ou seja, o CSS é uma camada que se usa para controlar o estilo da sua página da web. Para entender o que é CSS pense  na decoração da sua página. Utilizando o CSS é possível alterar a cor do texto e do fundo, fonte, espaçamento entre parágrafos, criar tabelas, usar variações de layouts, ajustar imagens para suas respectivas telas e assim por diante. Podemos dizer que toda a parte visual da sua página será definida com o CSS. O CSS ilustra como os elementos em HTML de um site devem ser apresentados nas telas. De uma forma direta, é o CSS que determina o visual do seu site. Ele nada mais é que um arquivo com instruções de como o site deve exibir graficamente o seu conteúdo. Desde o tamanho da fonte até a imagem de fundo, tudo pode ser alterado com o CSS. Por que cascata? O termo dá-se por causa do método de utilização. É possível usar vários documentos CSS a fim de de se compor o visual da página, cada um com uma regra diferente.

CTA - Call-to-Action

Significa chamada para uma ação. Seriam links ou funções de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação. um convite para os visitantes de uma página tomarem o próximo passo depois de interagir com algum conteúdo. O CTA deve ser a última coisa que a pessoa vê antes de tomar a ação, por isso, ele precisa ser irresistível ao convencer a pessoa de que a oferta ou promoção em casos de vendas de produtos ou serviços em questão valem a pena.

CTR - Click Through Rate

CTR é a abreviação para Taxa de Cliques. Essa métrica é geralmente associada a anúncios veiculados no ambiente digital. Ela é calculada dividindo o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões).

DNS - Domain Name Server

Todos os dispositivos conectados a uma rede devem ter obrigatoriamente um endereço de IP. IP significa "Internet Protocol" e é um número que identifica cada dispositivo em uma rede (um computador, impressora, roteador, etc.). O DNS ou Sistema de Nomes de Domínios, funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.netgrana.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o nosso site, e não um monte de números e pontos, que é o IP. O DNS é um servidor que traduz um endereço web em um ou mais endereços IP.

Domain Authority

A “autoridade do domínio” é uma métrica muito importante para SEO, porém pouco conhecida no Brasil. Antigamente, um site era avaliado principalmente pelo seu Page Rank. Hoje esta métrica foi substituída por PA e DA. Quanto maior o DA, maior a possibilidade de alcançar os primeiros resultados da busca orgânica do Google e consequentemente mais tráfego.

Domínio

Um domínio de internet é um conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um site na internet como por exemplo netgrana.com.br. Este conjunto de caracteres "netgrana.com.br" funciona como um ponto de referência para que todas as pessoas encontrem o seu site na internet. Basta digitá-lo em um navegador. Na verdade, o seu navegador de internet não é capaz de compreender o domínio de internet. Quando você digita netgrana.com.br ele não sabe como se dirigir para o local onde está o conteúdo deste site. Então, o seu navegador pede ajuda para chamado servidor de DNS. O servidor de DNS então diz para o navegador que o endereço real do "netgrana.com.br" é um número, por exemplo 187.17.111.98. Agora o seu navagador está em condições de ir até o local onde está armazenado o conteúdo do site netgrana.com.br e mostra-lo para você. Para o navegador o nome de domínio é apenas uma palavra estranha, num idioma que ele desconhece. Seu navegador trabalha mesmo é com endereços reais, que são os números IP.

Double Opt in

É basicamente um “Opt in” reforçado, ou seja, não basta a pessoa adicionar seus dados nos campos de um site, demonstrando seu interesse em receber uma newsletter ou comunicados em geral de uma empresa. Para que haja o “Double Opt in” a empresa, após receber os dados inciais de uma pessoa interessada, envia um email com um link de confirmação da assinatura. Para que os envios sejam confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada também acesse seu email e clique no link de confirmação, reafirmando pela segunda vez seu interesse em receber tais comunicações (daí vem o “Double” no termo).

Download

Significa transferir (popularmente conhecido por baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. É um procedimento muito comum e necessário quando o objetivo é obter dados disponibilizados na internet. Os arquivos para download podem ser textos, imagens, vídeos, programas etc. Há uma enorme variedade de sites que disponibilizam arquivos para download, podendo ser gratuitos ou não. Quando você baixa uma música da internet, você está fazendo o download deste arquivo música.

E-mail marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais importantes de Marketing Digital na atualidade. É uma das melhores formas de gerar relacionamento e engajamento com o seu público. Além disso o email marketing é o canal que possui o melhor ROI no marketing digital. É o envio de e-mails da empresa para o consumidor, com o objetivo de estreitar o relacionamento e gerar oportunidades de negócio. O e-mail marketing é o canal mais próximo e íntimo com o cliente, por isso, deve ser utilizado de forma profissional e respeitosa.

Ebook - Digital Book

Ebook (ou e-book) é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Pode ser uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em formato digital.

Edge Rank

É um algoritmo desenvolvido pelo Facebook para determinar o que é mostrado no feed de notícias. Como os usuários têm muitas conexões e, com elas, excesso de informação, seria muito difícil acompanhar o que todas as pessoas e páginas publicam. Por isso, o EdgeRank mede a relevância das publicações para determinar quais serão exibidas e a que altura no feed de notícias.

Engajamento em Marketing

O engajamento é uma métrica de marketing digital associada à interação do usuário com elementos de uma página. Regularmente é atribuída às redes sociais, onde cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos e outros sinais sociais sãocomuns.

Extensão do Arquivo

São sufixos que designam seu formato e principalmente a função que desempenham no computador. Na plataforma Windows, todo tipo de arquivo tem sua extensão, que o difere dos demais dentre milhões existentes em cada máquina. Cada extensão de arquivo tem funcionamento e características próprias, portanto demanda um software específico para trabalhar com ela. Há extensões para os mais variados propósitos. Alguns exemplos de extensão; .png  .jpg  .gif(imagem) ou .doc   .txt (texto)

Feedback - Return

Significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo atualmente pode ser utilizado em diversas áreas. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Assim, feedback pode ser compreendido como a forma como se reage à alguma coisa, a resposta que se dá a uma questão, uma opinião emitida diante de uma situação, proposta, posição.

FF - Follow Friday

É Uma hashtag bastante popular no Twitter em que, toda sexta-feira, você manda um tweet aos seus seguidores recomendando um Twitter que você acha interessante e que outros poderão querer seguir.

Freelancer

Profissional que presta serviços esporádicos, sem nenhum vínculo empregatício mas, às vezes, com algum vínculo contratual.

Funil de vendas

Funil de vendas é um processo com o objetivo de levar o seu cliente desde o momento em que ele busca uma informação até o momento que ele compra um produto ou serviço.
As três etapas do funil de Vendas são:  • Topo de Funil   • Meio de Funil   • Fundo de Funil. O topo do funil é a parte mais larga do funil. Aqui o usuário/visitante ainda não sabe do seu problema e o objetivo do vendedor é mostrar para o seu cliente que ele tem um problema. O meio do funil o cliente já tem ciência que tem um problema, porém ele não sabe como resolve-lo. É onde entramos com a solução ideal para resolver esse problema, pois explicamos maneiras eficiente para sanar seu problema. No Fundo do funil o cliente já reconheceu que tem um problema e sabe a solução para resolve-lo. Neste momento, precisamos orienta-lo afim de comprar nosso produto ou serviço, e é só nessa parte que falamos o que vendemos. Nesse momento é muito trabalhado descontos ou teste grátis com objetivo de concluímos a venda.

Geomarketing

Geomarketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que utilizem informações sobre localização do consumidor para formular as suas campanhas. Ou ainda, estudo do mercado afim de  conhecê-lo melhor para poder melhorar o desempenho nos negócios. Esta talvez seja uma boa primeira definição de marketing.

Google Adwords

É um programa de publicidade online da Google através do qual se podem apresentar anúncios nas suas plataformas, como as páginas de resultados (ou SERP - Search Engine Results Page), Google Maps, Gmail, etc., bem como nos websites parceiros que disponibilizam espaço para apresentação de anúncios. Se o anunciante escolher a modalidade custo por clique (CPC), só paga se alguém clicar no seu anúncio. Os anúncios podem aparecer na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display. A Rede de Pesquisa abrange os sites da Google e de parceiros que têm a funcionalidade de pesquisa. São exemplos o Google Shopping, Google Maps e o Google Imagens, bem como milhares de sites que incorporaram a função pesquisa personalizada. O anunciante cria os seus anúncios e escolhe as palavras-chave e outros tipos de segmentação relacionados com o seu negócio. Quando as pessoas pesquisarem por essa palavra-chave no Google, o anúncio será apresentado juntamente com os resultados da pesquisa. A Rede de Display é composta por sites muito conhecidos da Google, tais como o YouTube, o Blogger e o Gmail, bem como por milhares de sites que disponibilizam espaço para afixar anúncios através do programa Google AdSense.

Google Analytics

O Google Analytics é uma importante ferramenta de análise para monitorar com eficiência sua atuação online e traçar estratégias consistentes para o seu negócio. É um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

Google Webmaster Tools

São ferramentas criadas pela gigante do Vale do Silício para facilitar a administração de sites e páginas internas. Por meio delas é possível fixar erros e elaborar novas estratégias para desenvolver melhorias em páginas pessoais ou corporativas.

Googlebot

O Googlebot é um robô do Google, ou um programa desenvolvido pelo Google com a finalidade de rastrear as páginas públicas da web. Também chamado de crawlerspider ou bot, esse software navega de página em página por meio dos links que encontra em busca de novas webpages ou conteúdos atualizados.
Todos eles serão adicionados ao índice do Google, atravéz de um processo conhecido como indexação. O índice funciona como um banco de dados do mecanismo de busca. É lá que ficam armazenadas as informações que o Googlebot conseguiu examinar nas páginas pelas quais passou, como a URL, o título e o conteúdo em formato de texto.

Guest post

 Se refere a um texto publicado em seu blog por um convidado. É a prática de escrever e publicar artigos em sites ou blogs de outras pessoas e empresas. O dono da página cede um espaço para que convidados possam promover um conteúdo de qualidade para sua audiência. O autor convidado, por sua vez, pode incluir no texto links que redirecionem para o seu próprio blog.

Hashtag

É uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado", similar a tags em blogs.

Heading Tags

Tags para apresentar títulos e subtítulos nas páginas web (H1, H2, H3…). A tag h1 é uma das mais importantes nas páginas, pois é um dos itens analisados pelo crawler do google. Refere-se ao tamanho da fonte (letra).

Hiperlink

É um ítem que leva a outra página (interna ou externa do site) ou conteúdo na mesma página. Pode aparecer em forma de texto, imagem, botão, objeto, etc.

Host

Por definição, host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. Essas máquinas são responsáveis por oferecer recursos, informações e serviços aos usuários ou clientes. Por essa abrangência, a palavra pode ser utilizada como designação para diversos casos que envolvam uma máquina e uma rede, desde computadores pessoais à roteadores. O serviço que mais se utiliza do termo é a Internet. A rede mundial interliga inúmeros dispositivos, como computadores pessoais, estações de trabalho ou servidores, que armazenam e transmitem dados como páginas da web, imagens e textos. Todos esses dispositivos são conhecidos como hosts. Servidores de hospedagem de sites também podem ser considerados hosts. Esses serviços contam com uma máquina central, o host, que fica conectada 24 horas por dia, enquanto armazena e envia os dados das páginas para a Internet. Essa máquina é responsável pelo armazenamento de todos os arquivos – CSS, PHP, Javascripts, HTML...  das páginas que se encontram online.

HTML - HyperText Markup Language

HTML em português significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem  de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet. Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags).

HTTP - HyperText Transfer Protocol

Significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na Internet. O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.

Inbound Marketing

É o marketing de atração, uma forma nova de conquistar clientes. Ao invés de interrompê-los como os anúncios costumam fazer, a ideia é chamar sua atenção através de conteúdo que seja interessante e relevante, que possa ajudá-los a resolver um problema, facilitar uma tarefa importante, algo que seja interessante para o visitante ou cliente.

Infoprodutos

Infoprodutos ou produtos digitais são produtos criados com informações em formato digital; como E-book, vídeo aulas, imagens, palestras, ou qualquer outro arquivo de computador que possa ser baixado.

Inside Sales

É o termo utilizado para designar o processo de vendas feito de dentro da empresa (através de e-mails, Skype, telefone, etc.). Não há deslocamento físico para fechar o negócio.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas consiste na conexão de vários objetos eletrônicos à web. Em poucas palavras, é exatamente o que seu título sugere: uma internet que conecte todas as coisas, como televisores, eletrodomésticos, veículos, semáforos e muito mais.

Keyword

Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias como SEO se utilizam bastante das keywords para melhorar o ranqueamento nos resultados de motores de busca.

Know-how

“Saber como”, traduzido literalmente. Geralmente usado para nomear um conjunto de conhecimentos específicos sobre algum assunto ou área.

Landing page

É uma página de conversão, ou uma página dedicada exclusivamente a uma oferta, com o propósito de obter algo em troca.

Lead em marketing digital

Para o marketing digital um Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Essa pessoa chegou até seu site/blog através de alguma interação como, por exemplo, conteúdo ou email, e informou dados que serão utilizados para futuramente guia-lo pelo funil de vendas. Isso significa que ele estava buscando saber mais sobre um assunto ou serviço.

Lead qualificado

É o usuário que já identificou um problema e está buscando soluções, uma pessoa que está realmente pensando em comprar um produto ou serviço.

Linguagem de programação

Chamamos de linguagem de programação (ou informática) uma linguagem destinada a descrever o conjunto das ações consecutivas que um computador deve executar. Desta forma, uma linguagem informática é uma maneira prática para nós, humanos, darmos instruções a um computador.

Linha do tempo

A linha do tempo, em inglês timeline, é uma maneira de visualizar uma lista de eventos em ordem cronológica. No Facebook por exemplo, se refere a linha do tempo o que aparece como atualizações de um dado perfil.

Link Building

O Linkg building é a prática de colocar links em um artigo para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando. A vantagem é que isso aumenta o tempo que o visitante  fica no blog ou site, e ajuda a enriquecer o seu conhecimento. Ainda contribui para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.

Links patrocinados

Como exemp´lo podemos citar que os maiores sites de busca têm áreas no topo de suas páginas, reservadas para anúncios, que são feitos na forma de links ou banners. Esses anúncios são chamados de links patrocinados, pois são disponibilizados de forma paga pelos anunciantes.

Logado

É quando um usuário de sistema computacional se identifica para ter acesso a um programa de computador, site, servidor... Após fornecer seus dados de acesso, se estiverem corretos você estará então LOGADO ao sistema.

Login de acesso

É um termo usado no âmbito da informática, que significa ter acesso a uma conta de email, computador, celular ou outro serviço fornecido por um sistema informático. Esta palavra é formada pela junção de log e in. Em inglês log pode ser uma espécie de registro e in significa dentro. Assim, um login é entrar no registro ou no contexto da tecnologia acessar uma base de dados. Login também é o nome escolhido pelo usuário quando tem que fazer a autenticação para usar um determinado sistema ou serviço. O login é feito com o nome de usuário e com a senha que foi escolhida. Por exmplo, você faz o login para ter acesso ao seu email.

Long Tail

O resumo da ideia da cauda longa é o seguinte: vale mais você segmentar ao máximo seu conteúdo ou produto, tornando-se especialista em micro áreas, do que tentar englobar uma área genérica.

Long Tail Keyword

São expressões ou palavras chaves de cauda longa, ou seja, com um maior número de termos específicos para se encontrar um determinado produto. Essa alternativa ganhou popularidade recentemente, pois deixa as buscas mais concentradas e abrangentes, ideais para aqueles que ainda possuem pouca notoriedade no mercado digital, como pequenas e médias empresas.

LTV - Life Time Value

É uma média da quantia total que se pode esperar receber dos clientes até que eles deixem de usar o produto ou serviço.

Mailing list

É a lista de e-mails que a empresa possui. O ideal é obter esses contatos de forma espontânea, por meio de um formulário, autorizando o recebimento de mensagens da sua empresa. Utilizar listas prontas as quais seus destinatários não solicitaram envio qualquer, geram insatisfação dos destes, uma vez que eles nunca permitiram o seu contato.

Marketing de conteúdo

É um tipo de abordagem estratégica de marketing que tem como objetivo criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha a atenção de um público-alvo bem definido de forma a dirijir as ações desse público para um retorno lucrativo. Normalmente essas estratégias são de longa duração e visam criar uma forte relação com os cliente.

Marketing Digital

Marketing Digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca produto ou serviço oferecido na internet ou dispositivos móveis, de forma rápida, significativa e personalizada. o Marketing Digital revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.

Marketing orgânico

É uma etapa do Mkt que trata de melhores compreensões das mecânicas celebrais e a influência emocional nas tomadas de decisões. São informações para que os gestores de marcas sociais, usem de maneira simples e factível, compreender melhor seu público-alvo.

Marketing viral

Marketing viral é toda forma de material publicitário que produza uma maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através do encorajamento de levar adiante a mensagem passada no material. Esta ação de divulgação utiliza técnicas de marketing que recorrem a outros meios de comunicação já existentes, como as redes sociais e a internet em geral, para atingir seu principal objetivo.

Materiais ricos

Materiais ricos são parte especial de uma estratégia de marketing de conteúdo. Esses  materiais incluem ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos e outros.

Meta-description

Descrição breve de um site que será exibida nos resultados de busca. Muito importante pois dá ao usuário uma prévia da página que está prestes a clicar.

Métodos de pagamento para Afiliados

• CPA (custo por ação): você ganha sua comissão quando a pessoa acessa seu link e realiza alguma ação (cadastro de telefone, instalação de algum programa etc.).

• CPV (custo por venda): você ganha sua comissão quando a pessoa acessa seu link e realiza uma compra.

• CPC (custo por clique): você ganha sua comissão quando a pessoa clica no seu link de afiliado.

• CPM (custo por mil impressões): você ganha sua comissão quando por exemplo, você divulga um banner no seu site, de alguma oferta ou produto e esse banner é exibido 1.000 vezes.

Métricas

Métricas são vitais para medir os resultados de uma estratégia, e não só de marketing, mas também de vendas, atendimento e desempenho geral.

Micromarketing

Estratégias de marketing especialmente desenhadas para atuar em pequenas amostras de mercado ou com um público altamente segmentado.

Mídia Paga - Advertising

Engloba todos os canais de comunicação que exigem investimento financeiro para facilitar o alcance de uma estratégia de marketing. Isso inclui banners, outdoors, flyers, comerciais de rádio e TV etc. Na internet, o formato mais comum é o link patrocinado, anúncios veiculados em sites, blogs, motores de buscas, redes sociais ou qualquer outra plataforma que suporte a propaganda. Eles têm a função de levar o usuário a uma página de destino e sua característica fundamental é o pagamento do anunciante.

Mídias sociais

O que inclui não só as redes sociais, mas também blogs, wikis e sites de compartilhamento. As redessociais da internet são os serviços criados com o propósito de facilitar as relações sociais de pessoas que compartilham os mesmos interesses, experiências ou ainda conexões na vida real.

Mindset

Muito se ouve falar sobre mindset, mas você sabe o que esse termo realmente significa? É possível descrevê-lo como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida.  Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos  comportamentos e pensamentos. Essa formulação pode ser a chave para alcançarmos sucesso ou não. Isso ocorre, pois o modo como você reflete sobre as situações determina como você irá agir e seus atos desenrolam em consequências positivas, neutras ou negativas. 

Mobile

Nome dado aos dispositivos móveis (smartphones, tablets, smartwatches, celulares, etc.) no mundo do marketing digital.

Mobile-friendly

Se refere a sites, aplicativos e outro conteúdo web que têm design pensado, também, para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ex: Uma página de internet se adapta aos formatos de vídeos de vários dispositivos móveis.

Newsfeed - Feed de notícias

Dando como exemplo o facebook, Newsfeed ou feed de notícias é a coluna central da nossa página inicial, que atualizada constantemente, mostra as publicações de nossos amigos e empresas que seguimos. Apesar de recebermos muitas coisas que não gostaríamos e parecer que não temos controle do que acontece em nosso feed, conseguimos adaptá-lo ao nosso gosto. Basta começarmos a selecionar a opção “não quero ver isso” em todas as publicações que nos incomodarem. Com isso, o algoritmo do Facebook passará a entender o que gostamos e, cada vez mais, o newsfeed ficará com a nossa cara. é como se fosse a “linha do tempo” principal do Facebook. É onde cada usuário vê as atualizações dos amigos e as páginas que segue.

Newsletter - Boletim informativo

Muito confundida com outro termos de marketing (no caso, o e-mail marketing), uma newsletter é, na verdade, apenas um pedaço de uma estratégia maior de marketing utilizando e-mails. A ideia da newsletter é gerar leads por meio da oferta de conteúdos periódicos que sejam de interesse dos seguidores de uma empresa. Assim, é possível segmentar e manter esses usuários ativos dentro da estratégia da companhia.

Nicho - Nicho de Mercado

São segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichosestá justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa). Em outras palavras, são as áreas de interesse das pessoas ou grupos.

NPS - Net Promoter Score

É uma metodologia que mede o grau de satisfação dos clientes com um negócio. Essa metodologia pode ajudar a melhorar diversos processos internos que se refletem nos lucros, como atendimento e qualidade do produto. Um exemplo pratico seria aquelas campanhas onde o site nos mostra uma janela, ou recebemos um email nos perguntando; “De 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa X para seus amigos?” Essa pergunta é a base do NPS.

Nutrição de leads

Processo de amadurecimento da lead no estágio do meio do funil de vendas. A partir de um comportamento específico, como o download de um e-book, a lead passa a receber e-mails (geralmente automatizados) que fortalecem o relacionamento e a ajudam na sua tomada de decisão. O objetivo é entregá-la madura à equipe de vendas no fundo do funil.

Off Page

Elementos que fazem parte da página e influenciam os resultados. Aqui estão as heading tags, alt text, page title, etc.

Opt-in

É quando o consumidor, declaradamente, expressa a vontade de receber conteúdo de uma marca, geralmente por e-mail. Isso significa que todas as pessoas que estão incluídas em listas de emails autorizaram o recebimento de emails com comunicados, newsletters e/ou promoções daquela empresa. 

Outbound Marketing

Utilizando uma simples analogia podemos dizer que; inbound é pescar clientes com uma vara, enquanto outbound é pescar com uma rede. De forma objetiva, outbound marketing é a estratégia de prospecção ativa e inbound, a prospecção passiva. Enquanto no inbound você cria mecanismos para atrair clientes em potencial, no outbound você identifica quem tem potencial para se tornar cliente e faz a abordagem.

Page Authority

Cada página de um site possui uma autoridade correspondente a importância que ela possui no site. Se você analisar o seu Google Analytics, vai perceber que algumas páginas recebem muito tráfego orgânico enquanto outras recebem quase nada. Isso acontece porque determinadas páginas mesmo sendo relevantes possuem baixa autoridade. Para o Google, existem vários indicadores em cada site que mostram o valor deste site, dentre eles existe a autoridade de página e autoridade de domínio. Para que as páginas internas do site possam ter um bom ranqueamento, é importante que além de ter um ótimo conteúdo relevante, elas possuam uma autoridade compatível com a concorrência. Para elevar a autoridade do domínio como um todo, deve-se avaliar o objetivo de cada página, que conteúdo ela possui e qual a finalidade deste conteúdo. A autoridade de cada página é herdada de links que apontam para cada página como também da força do domínio, autoridade de domínio.

Page rank

Se refere ao algoritmo do Google utilizado para avaliar e ranquear os sites nas páginas de resultado da mais relevante para a menos relevante.

Page-views

É um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou grupo de arquivos ou parte de um portal na internet. Quanto maispage views (acessos) uma página tem, maior a visibidade da mesma na Internet. De uma forma bem simples seria, o número de visualizações de uma página na internet.

Palavra-chave

 Se refere a um termo usado como foco de uma campanha ou ação. Pode ser usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma publicidade, por exemplo.

Paypal

PayPal é uma empresa de pagamentos online situada em São José, na Califórnia, Estados Unidos. que opera internacionalmente e é uma das maiores do ramo por ser capaz de realizar pagamentos rápidos e auxiliar em envios de dinheiro. É um serviço que permite o envio de dinheiro entre pessoas, utilizando um cadastro da pessoa e seu endereço de email, evitando os métodos tradicionais como cheque, boleto. Utilizam as mais sofisticadas tecnologias de segurança, tornando seu uso bem confiável.

Persona em Marketing Digital

É a representação semi fictícia de um cliente ideal. Por meio de pesquisa com clientes atuais do negócio, é traçado um perfil único do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing.

Plano de marketing

É o primeiro passo para executar uma ação ou campanha. Nele são traçados objetivos estratégicos, primários ou secundários, assim como os meios que serão utilizados para alcançá-los.

Plugins

Na informática define-se plugin todo programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Geralmente são leves e não comprometem o funcionamento do software e são de fácil instalação e manuseio. Ainda bem que existem os plugins, pois caso contrário, toda vez que precisássemos de um novo recurso teríamos que abrir mão do nosso software e buscar por um programa inteiramente novo.

Post - Postagem

São os artigos publicados num blog. "Post" significa publicações em Português. É a abreviação da palavra Postagem, que na internet significa colocar algo na rede. Ex.: Se eu coloco uma imagem ou um texto em alguma página na internet, eu fiz um post.

Press Release (PR)

Conteúdo ou material distribuído à imprensa, visando criar um awareness sobre a marca e conquistar autoridade em outras mídias e contextos fora daqueles em que ela já atua.

Programa de Afiliados

Diversas empresas como  Americanas.com.br, UolHost, ShopTime, Positivo Informática, trabalham com programas de afiliados em suas campanhas online. Essas empresas, se acadastram nas redes de afiliados (sites que gerenciam esta modalidade de negócio) e disponibilizam uma comissão para os afiliados que enviarem clientes que acessem seu site e comprem seus produtos ou serviços. Essa é uma estratégia importante para quem possui um e-commerce. Exemplificando; A empresa americanas.com.br fecha um acordo com a a rede de afiliados afiliados.com.br. Um propretário de site ou blog se cadastra na rede de afiliados e se aprovado, se torna um afiliado desta rede. Ele então solicita participação no programa de afiliados da empresa americanas.com.br para divulgar seus produtos. Ele recebera então um link único para divulgação dos produtos, ofertas que a americanas.com.br disponibilizou para promoção. Este link contém o número ou nome do afiliado, então ao acessá=lo as pessoas serão redirecionadas para o site da americanas.com.br através da sua indicação. O site saberá que as pessoas chegaram até ali por intermédio do seu link. A partir daí, você poderá serer repompensado se; a pessoa que chegou no site do anunciante, se cadastrou, se comprou algum produto ou serviço... A divulgação do seu link de afiliado pode ser através de banners, links de texto, email, redes sociais... Você promove o produto ou serviço mas as vendas acontecem normalmente no site do anunciante. Os afiliados apenas divulgam o site para que essa venda aconteça. Normalmente o cadastro é gratuíto e você recebe suas comições de acordo com o programa em que se cadastrou. Você poderá promover as melhores e maiores empresas da internet.

Publicidade Nativa

É uma estratégia de marketing que busca oferecer um conteúdo que seja natural ao canal visitado pelo consumidor. Podemos dizer que a publicidade nativa é aquela que está presente onde há conteúdo e na forma de conteúdo. Nasceu do novo comportamento do consumidor, que busca cada vez mais, por informação e entretenimento relevante na internet ao invés de somente dados a respeito de produtos. Além de publicidade nativa, a técnica também pode ser chamada de anúncios sociais e se refere ao ato de publicar textos, vídeos ou outras formas de mídia, pagas e identificadas, em um site qualquer ou rede social. É a versão online para as matérias que vinham assinadas de 'Informe Publicitário' nas revistas impressas.

Publieditorial

Também conhecido como informe-publicitário, publispot ou advertorial, é mais uma ferramenta de marketing que utiliza as postagens em blogs para divulgação de um produto, ou serviço de uma empresa.

Remarketing ou Retargeting

Remarketing é a ideia de fazer uma ação de marketing específica para uma pessoa que já demonstrou interesse em um produto ou serviço da sua empresa, mas não fechou negócio da 1ª vez. Em outras palavras, é como uma 2ª chance com esse consumidor.

Responsivo

Se refere a aplicativos, sites e outros conteúdos web que são mobile-friendly, ou seja, estão disponíveis para dispositivos móveis. Um site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Revenue Share

O conceito é usado por publishers que publicam campanhas em sites de terceiros. É um acordo que estipula a  porcentagem de rendimentos repassada à mídia onde a campanha foi publicada. Outra porcentagem é destinada ao publisher e/ou network responsável por veicula-la.

ROI - Return On Investment

É o retorno sobre investimento, ou seja, a forma de saber se o dinheiro que se gasta com marketing está se revertendo em lucros ou não.

SEM - Search Engine Marketing

SEM é a sigla para Search Engine Marketing, que significa marketing em sites de busca. SEM é uma forma de marketing na internet, que tem o objetivo de promover websites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados (SERPs) através do uso de publicidade paga, fazendo com que a empresa fique nas primeiras posições dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas. Search Engine Optimization (SEO) otimiza as páginas de um determinado site para conseguir uma melhor classificação nos resultados de busca, selecionando palavras-chave específicas associadas com o site, já o SEM utiliza vários meios de comercialização de um site para aumentar sua relevância nos resultados dos buscadores. Os maiores fornecedores de SEM são o Google AdWords , Yahoo! Search Marketing e Microsoft adCenter.

SEO - Search Engine Optimization

Significa Otimização de Mecanismo de Busca. Basicamente são técnicas utilizadas em sites para serem melhor ranqueados nos mecanismos de buscas, como o Google. Ou seja, quanto melhor as estratégias adotadas, mais chances de um site aparecer logo nas primeiras páginas da pesquisa e também maior a probabilidade de acessos.
Uma página na internet a falando a grosso modo é um documento de texto com instruções ou códigos que quando lidos pelo navegador de internet ou outro dispositivo, exibem textos, imagens, ou mesmo executam alguma ação quando acessado. Ou seja, é atravéz de uma programação que uma página de internet é capaz de exibir algo ou executar ações. Quando uma página é publicada na Internet, para que ela exista em um mecanismo de buscas como o Google, sua programação precisa ser “lida” e, assim, conforme as instruções contidas na página, entre outros fatores, o google irá disponibilizá-la nas pesquisas. O SEO tem um papel fundamental para que as instruções da página(programações) estejam mais otimizadas possível para o bom funcionamento do site e bom posicionamento nas pesquisas. Quanto melhor a página "explicar" seu conteúdo, melhor será seu posicionamento nas buscas.

SERP

É um termo técnico para representar as páginas que exibem os resultados em uma busca na Internet. É a sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”. As SERP’s variam conforme as palavras-chave procuradas, e são compostas normalmente por resultados naturais que aparecem do lado esquerdo da busca. Por norma, cada SERP é de no máximo dez resultados por página. Normalmente, as SERP’s são apresentadas na seguinte estrutura: título da webpage com link, duas linhas com uma descrição breve sobre o conteúdo daquela página ou texto relacionado a palavra-chave, e uma última linha com opções, como cache da página, versão alternativa ou tradução. SERP é um dos principais motores de busca do Google, Yahoo!, Bing e outros, e pode incluir vários tipos de listas: contextual, algorítmicos ou busca orgânica, bem como links patrocinadas, imagens, mapas, definições, vídeos e etc.

Sitemap - XML - Mapa do site

É um arquivo (geralmente no formato .XML) cujo objetivo consiste em mapear todas as informações relativas a um website e sua navegabilidade. Nele são registrados os dados referentes às páginas e URLs, assim como detalhes sobre os links e seus destinos. Em suma, é um esquema gráfico (ou uma planta) que exibe a estrutura de um site.

Smarketing

Smarketing ou vulgarmente chamado de Vendarketing, é a união entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa para conseguir melhores resultados.

SMP - Social Media Policy

Nele, são definidas as diretrizes de comportamento dos seus funcionários nas redes sociais. Esse documento deve estabelecer as condutas aceitáveis para que os seus colaboradores possam participar das redes sociais sem prejudicar o seu rendimento profissional nem a marca da sua empresa.

Soft Opt In

Se refere a uma forma implícita de garantir o envio de comunicações empresariais para indivíduos, quando já exista um relacionamento prévio estabelecido entre as partes.

Tag - Etiqueta, rótulo

Significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar lembrar, orientar de alguma coisa importante. Podemos então dizer que tags são etiquetas que não aparecem na tela do computador, e que servem para orientar alguém. Quando uma página é lida na internet (sua programação), as informações contidas dentro dessas tags são recolhidas e então exibidas na tela. Por exemplo, uma das informações que é recolhida toda a vez que se abre uma página n internet, é o título da página, a qual precisa estar devidamente etiquetada, para que o robot "saiba" o que ela contém. O robot é um programa e, nestas circunstâncias, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro das tags (etiquetas). Para ser mais específico, no exemplo do título, ao entrar na página, ele se depara com várias instruções, e uma delas é a seguinte: title. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é title (=título). Logo, o início do título da página é precedido da palavra title, assim representada: <title>. Vamos supor que o título da página seja "Netgrana". A tag título ficará assim: <title>O que são as tags</title>

Taxa de abertura

Refere-se ao número de e-mails abertos dividido pela quantidade de e-mails recebidos por seus contatos.

Template

É um modelo a ser seguido, com uma estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento e criação do conteúdo a partir de algo pré construídoi. Ao instalar um CMS, por exemplo, alguns modelos já são trazidos e podem ser usados e modificados livremente, mas dependendo do que se deseja construir ou modificar, existem outros modelos que melhor se adaptam à nossa necessidade. Pode-se obter outros templates no portal do CMS ou em outros sites especializados. de forma gratuita ou paga. Assim, pode ser uma boa maneira de se ter um sistema avançado, com um excelente acabamento e que se enquadre às necessidades da empresa. Quando se fala em template, estamos nos referindo a um conjunto de arquivos, basicamente; imagens, arquivos HTML e folhas de estilo CSS que modificam toda a estrutura de; menus, links, fontes, imagens disposição, as quais são acessadas pelos usuários.

Testes A/B em MD

Servem para testar diferentes abordagens e ver o que converte mais em uma página. Por exemplo, dá para testar se uma landing page com fundo claro converte melhor que uma com fundo escuro. Assim, metade dos visitantes verá o fundo claro e metade verá o escuro. A cor que converter melhor será usada de forma definitiva.

Top of Mind

Produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.  É um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind em inglês) dos consumidores.

Tráfego orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é composto pelo fluxo de visitantes que chegaram até o seu site sem a necessidade de pagar a terceiros pela divulgação. Quando um visitante faz uma busca no Google e chega ao seu site por causa disso ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social, ele passa a compor o tráfego orgânico da sua página.

Tráfego pago

Todo site ou estratégia de marketing digital precisa de tráfego para sobreviver. Tráfego, nesse caso, é o fluxo de usuários na internet. Uma empresa pode adquirir soluções digitais que vão expor o seu site (ou outro canal de comunicação) na web. O Google AdWords, a promoção de posts no Facebook ou até mesmo anúncios em outros sites são exemplos dessas soluções. Todo o tráfego gerado por meio desses recursos é chamado de tráfego pago, já que você precisou pagar a terceiros para obtê-lo.

Tumblr - Social Network Blog

Tumblr é uma rede social em plataforma de blog, onde os usuários podem compartilhar e interagir com publicações em diversos formatos (áudios, vídeos, textos, imagens, gifs e etc). De modo sintético, o Tumblr reúne o sistema de timeline similar ao Twitter e o modelo de publicações parecidas com a de um blog, com a possibilidade de publicar conteúdos dos mais vários formatos e mídias.

Update

Significa “atualizar” ou “modernizar”. Esta palavra costuma ser utilizada para se referir às versões mais recentes de determinada tecnologia,como softwares, jogos eletrônicos e etc. De modo geral, um update consiste na atualização de uma informação ou dado por algo mais recente e sofisticado. 

Upgrade

Significa “atualização” ou “melhoria”, normalmente utilizado para atualizar uma versão antiga para uma mais recente de um determinado produto.
O termo upgrade é muito usado na área da informática e de equipamentos eletrônicos, se referindo a troca de um hardware, um software ou um firmware por uma versão melhor ou mais recente, melhorando a funcionalidade do equipamento. Upgrade também é um termo usado para a compra de novos equipamentos, principalmente quando envolvem novas tecnologias. Por exemplo: a compra de um novo notebook, a troca de um carro por um modelo atual, a substituição de um smartphone antigo por um que seja lançamento e assim em diante.

Upload

Se refere à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet. Explicando na prática, quando um usuário envia um vídeo para o YouTube, está fazendo o upload do vídeo, ou seja, transferindo o vídeo do próprio computador para o servidor do YouTube.

URL - Uniform Resource Locator

URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em português Localizador Padrão de Recursos. Em outras palavras, url é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site, uma pasta etc. Url também pode ser o link ou endereço de um site, EX: www.globo.com

UX - User Experience

O UX Design, ou User Experience Design, é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, a marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital e um trabalho muito importante para as empresas que têm seus serviços divulgados na internet. Afinal, o que vale mais sempre é a experiência do consumidor ou usuário.

Visitante Único

É o usuário identificado por meio de cookies. Assim, é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram uma página e não quantas vezes o site foi visitado como número absoluto.

Vlog "vídeo + blog"

Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. A grande diferença entre um vlog e um blog está mesmo no formato da publicação. Ao invés de publicar textos e imagens, o vlogger ou vlogueiro, faz um vídeo sobre o assunto que deseja.

Web - World Wide Web

A palabra web pertence ao vocabulário inglês e significa “rede”. É uma forma resumida e adaptada de WWW (World Wide Web), e refere-se a um sistema de interligação de documentos e recursos de forma geral, através da internet. O termo tanto pode se referir a uma página de internet, a um lugar virtual (wesite) ou a um servidor.

Webinar - Webconferência

É um formato de conteúdo em vídeo que se assemelha a palestras e apresentações, mas online. Eles são muito utilizados para gerar leads, pois apresentam altos índices de engajamento. Normalmente são realizados ao vivo e contam com a participação ativa dos usuários por meio de chats, hashtags e reações sociais. Ou seja, a grande vantagem é a possibilidade de interagir com o orador e estabelecer uma conversação à distância.

Webmaster

Webmaster é um profissional capaz de gerenciar as tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um web site) quanto de um web developer ( que faz a parte da programação, como sistemas de login, cadastro, área administrativa).
Um webmaster não necessariamente domina tecnologias de programação, desenvolvimento e plataformas CMS. Os responsáveis técnicos pelo layout e pelo sistema do site são em geral respectivamente o web designer e o web developer. O webmaster é a pessoa responsável por tomar as decisões quanto aos trabalhos específicos destes profissionais, bem como por assessorar o proprietário do website quanto a alterações e melhorias no mesmo.
Mas na prática, um webmaster pode ser considerado a pessoa responsável pelo site, em especial nos pequenos sites, blogs, sites particulares, onde ele desenvolve o sistema ou utiliza alguma plataforma existente, cuida do design, atualizações e contato.

White hat SEO

Existem duas vertentes da Otimização de Sites (Search Engine Optimization). Uma é chamada de White Hat SEO (chapéus brancos) e a outra de Black Hat SEO (chapéus pretos). Não é difícil de adivinhar que uma (a White Hat) segue as diretrizes do Google e demais buscadores, enquanto a outra procura brechas nos algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado (SERP) ao utilizar técnicas "sujas".

Widgets

Os novos aparelhos, como Tv's, notebooks, tablets e smartphones, vêm acompanhados de pequenas janelas, com diversos layouts que ficam abertas na tela desses dispositivos. O nome desse aplicativo é widget, que nada mais são do que itens que podem ser abertos mais rapidamente, ou seja, com apenas um clique você poderá utilizar todas as funcionalidades que estes recursos podem oferecer. No caso de páginas da internet também podemos encontrar esses caras. Entre os widgets mais usados, estão os da previsão do tempo, de acesso às redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, de notícias, abertura de e-mails entre outros. A idéia do uso de um widget é de agilizar o acesso, além é claro de dar uma incrementada visual no seu site ou mesmo dispositivo.

WordPress

É um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em linguagem PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de sites e blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um site mais profissional e com maiores recursos diferenciais.

NetGrana.com.br